Biografia e Apresentação:
O Chico é um gatinho que morava nas ruas de Lordelo (Vila Real) e era alimentado pela vizinhança. Começou a ter dificuldades respiratórias e a não querer comer, pelo que foi recolhido e internado no HVUTAD.
Verificou-se que é FIV positivo (vírus da imunodeficiência felina). Este vírus esgota o número de células brancas do sangue, que eventualmente torna o gato menos capaz de combater infeções. No entanto, por se tratar de um vírus de ação lenta, muitos gatos FIV+ podem desfrutar de uma vida normal, sem problemas de saúde aparentes decorrentes do vírus.
Um gato que contrai FIV irá ainda ter, normalmente, um sistema imunitário forte durante vários anos. É apenas ao longo do tempo, que os efeitos do vírus podem começar a surgir, e, mesmo assim, a maioria das infeções podem ser tratadas com medicamentos adequados. Com amor e cuidados, muitos gatos FIV+ podem atingir a expectativa de vida normal. Atualmente, não é incomum encontrar gatos FIV+ com 15 anos.
O FIV só pode ser transmitido de gato para gato, e não para os seres humanos ou outros animais.
Os gatos FIV+ e FIV- vivem felizes juntos, cuidando uns dos outros e compartilhando comedouros e caixas de areia. Não há razão, portanto, para não ter gatos FIV+ e negativos na mesma casa, desde que não ocorram lutas. Gatos que tenham acesso ao exterior estão em maior risco de serem mordidos por um desconhecido feroz ou vadio FIV+ do que por uma vida inteira ao lado de um gato amigável FIV+, parte da família.
Apesar de tudo, é um gatinho muito meigo e merece ter uma familia que o estime.
Agradecimento aos Padrinhos e Madrinhas:
Infelizmente o CHICO não tem nem nunca teve nenhuma Madrinha nem Padrinho!
Porque não ser você a dar-lhe essa alegria?
Veja como pode tornar-se padrinho ou madrinha acedendo ao site da
Plataforma Proanimal.